Nos dias de hoje, as tecnologias digitais vêm demonstrando que é possível o
desenvolvimento de um novo paradigma educacional. Cada vez mais cedo as
crianças estão em contato com as novas tecnologias. Este fator pode trazer consigo
mudanças nos modos de comunicação e de interação. Essas mudanças serão
positivas. Com o usa dessas tecnologias são desenvolvidas novas competências fundamentais como: como o
senso crítico; o pensamento hipotético e dedutivo; as faculdades de observação e de
pesquisa; o julgamento; a capacidade de memorizar e classificar; a leitura e a análise
de textos e de imagens; a imaginação; a representação em redes e os procedimentos
e estratégias de comunicação.
As novas tecnologias, como a Internet, forçam a adaptação ao meio e ao ambiente social.
O professor se torna um elo de conhecimento dessas tecnologias inovadoras, transformando o processo de aprendizagem.
Os recursos tecnológicos usados na Educação devem caminhar buscando um objetivo único: a otimização do processo de ensino e aprendizagem.
As tecnologias digitais estão na Educação através de aplicativos educacionais que podem ser: desde simples atividades de exercício e prática, que se caracterizam pela
realização de atividades repetitivas para treinar habilidades ou recapitular conteúdos já trabalhados como softwares do tipo enciclopédias para consultas; ou ainda softwares de simulação, que servem para mostrar efeitos que não poderiam ser gerados na realidade, criando modelos do mundo real e permitindo a exploração de situações fictícias, de experiências impossíveis ou muito complicadas de serem obtidas, têm-se também os jogos educacionais.
As histórias infantis digitais também representam um material didático rico, com funções cognitivas, que auxiliam na construção do conhecimento.
O computador é um recurso cuja eficácia depende daqueles que o usam, daí ser necessário que o professor esteja capacitado e que haja mudanças nas práticas pedagógicas.
Piaget através de seus estudos deu origem a teoria dos estágios, em que distinguiu quatro deles como essenciais ao desenvolvimento humano desde o nascimento até a fase adulta. Esses estágios são: sensório-motor, pré-operacional (fase do pensamento simbólico, fase do pensamento intuitivo), fase das operações concretas e das operações formais. Os jogos ou brinquedos pedagógicos desenvolvidos com a intenção explícita de provocar uma aprendizagem significativa, estimula a construção de um novo conhecimento e, principalmente, desperta o desenvolvimento de uma habilidade operatória, ou seja, uma aptidão ou capacidade cognitiva e apreciativa específica, que possibilita a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais e o ajuda a construir conexões.
Sendo assim, segundo (Antunes, 1999) os jogos ou as atividades didáticas podem vir a estimular mais explicitamente uma das inteligências, conforme abaixo:
· Inteligência Lingüística – Estimula: Vocabulário; Fluência verbal; Gramática;
Alfabetização e Memória verbal.
· Inteligência Lógico-Matemática – Estimula: Conceituação; Sistemas de
numeração; Operação e conjunto; Instrumentos de medida e
Pensamento lógico.
· Inteligência Espacial – Estimula: Percepção auditiva; Orientação
espacial;Orientação temporal; Criatividade e Alfabetização cartográfica.
· Inteligência Musical – Estimula: Percepção auditiva; Discriminação de ruídos;
Compreensão de sons; Discriminação de sons e Estrutura rítmica.
· Inteligência Cinestésico Corporal – Estimula: Motricidade e coordenação
manual; Coordenação viso motora e tátil; Percepção de
formas; Percepção de fundo; Percepção de peso e tamanhos; Paladar e audição.
· Inteligência Naturalista – Estimula: Curiosidade; Exploração; Descoberta;
Interação e Aventuras.
· Inteligência Pictórica – Estimula: Reconhecimento de objetos; cores; formas e
tamanhos; Percepção de fundo e Percepção viso motora.
· Inteligência Pessoal – Estimula: Percepção Corporal; Autoconhecimento e
relacionamento social; Administração das emoções; Ética e empatia;
Automotivação e comunicação interpessoal.
É importante salientar que todos estes estágios entrelaçam-se servindo de trampolim para novas etapas do desenvolvimento cognitivo, e a interação com o meio poderá retardar ou acelerar o processo de transição de um estágio para outro. Portanto, é importante para o professor conhecê-los para identificá-los e intervir de forma conveniente no processo de aprendizagem, visando auxiliar no desenvolvimento cognitivo do educando. O uso adequado dos recursos oferecidos pelas tecnologias digitais, através de materiais educativos multimídia, pode auxiliar nesse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário